TV Chaves - a Historia do seriado


Chaves de um Sucesso, de Pablo Kaschnner, altamente recomendado para fãs. O livro foi feito baseado na monografia de final de curso do autor, que foi obviamente sobre Chespirito (apelido de Bolanos, criador e ator de Chaves) e seus dois seriados de maior sucesso.


Uma das partes mais interessantes é a história do seriado Chaves contada no
livro. Inicialmente, existia um quadro de poucos minutos no programa do
Chespirito de uma criança pobrinha sem nome. Como esse quadro fez muito sucesso,
em 1971 esse quadro ganhou nome, Chaves, e virou seriado. Inicialmente, era
composto apenas pelo Chaves e Seu Madruga, os outros personagens foram
acrescentados aos poucos. Em 72 finalmente temos a trupe completa e os
personagens finalmente assumem as características marcantes que conhecemos hoje
(antes, por exemplo, Seu Barriga ainda não era o dono da vila, só um cobrador de
aluguel, seu madruga não usava sempre a camiseta preta, e Dona Florinda não
usava os bóbis sempre). Um episódio desse período inicial que passou no Brasil é
Seu Madruga Leiteiro (episódio raro não mais exibido pelo SBT). Dá pra notar que
os atores estão bem jovens




Em 1974, a atriz que interpretava Chiquinha decidiu sair para gravar um programa de variedades. Por isso Bolanos criou dois personagens para preencher o buraco: Pópis e Nhonho. Nesse período, as crianças começam a frequentar a escola, e Girafales ganhou destaque consequentente.

Em 1975, Chiquinha volta, já que seu programa não fez sucesso. O sucesso é tanto, que em 1978, os atores já são celebridades, e graças aos investimentos maiores, começam os episódios musicais e os célebres episódios de Acapulco (que o ator de seu Barriga confirma numa entrevista do livro que o episódio foi patrocinado pelo Hotel, e que era um alvoroço de fãs durante as gravações). Nesse ano também acontece o especial de Natal na casa do seu Barriga.

Infelizemente, no inicio de 79, é a vez de Quico decidir sair. Logo após, é o seu Madruga que sai. Por causa disso, em 1980, Chaves volta a ser um quadro do programa Chespirito. Para dar ânimo ao seriado, Bolanos cria um novo cenário: o restaurante da Dona Florinda. Notem que seu Madruga e Quico de fato não aparecem nesses episódios. O carteiro Jaiminho e Dona Neves são os personagens criados nessa fase do programa.

Em 1981 seu Madruga volta, e novos episódios são gravados até 1983, quando o seriado finalmente termina, sem episódio final.


Em 1988, Seu Madruga morre, e Quico já não se dava bem com Bolanos. Mesmo assim, o seriado voltou a ser gravado. Basicamente, eram episódios na escola sem a presença de Quico, e alguns remakes com o Nhonho no lugar do Quico e Jaminho no lugar de Madruga. Entetanto, é nítido que com o envelhecimento, os atores perderam um pouco o ritmo. Essa fase pode ser acompanhada no programa Clube do Chaves que passou no SBT alguns anos atrás, infelizente, com aquela dublagem nova que os fãs não gostaram. Essa segunda fase durou (no México) até 1992, quando a morte de Jaiminho e de Dona Clotilde sepultaram o seriado. Em 1995 é a vez do programa Chespirito chegar ao fim.

Atualmente, o programa é transmitido em quase toda a América Latina, mesmo anos após o fim do seriado, comprovando que o humor usado em Chaves/Chapolin nunca fica datado, é atemporal.

0 comentários:

Postar um comentário

Escreva seu comentario aqui!

Related Posts with Thumbnails

Pesquisar este blog

 






© 2010-2011 Todos os direitos reservados - Editado Por Oscar Tigre - Template Para Blogspot Blogger